Compras Sustentáveis na UFSC

Compras Sustentáveis na UFSC: Análise crítica do processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações (2014)

Marina Westrupp Alacon

Orientador: Prof. Dr. Fernando Soares Pinto Sant’Anna

Resumo: As compras públicas são importantes movimentadores da economia no Brasil e no mundo. Se realizadas buscando integrar critérios sociais, ambientais e econômicos, são denominadas compras públicas sustentáveis e consistem numa importante ferramenta de estímulo ao desenvolvimento sustentável. A Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), como instituição pública, vem buscando se adequar ao processo de compras incluindo critérios de sustentabilidade nos editais de suas licitações, porém isto é algo ainda recente. Neste trabalho foi realizado o diagnóstico atual das compras sustentáveis na UFSC, através da análise da evolução da adoção de critérios de sustentabilidade entre 2010 e 2014 em editais licitatórios das categorias de produtos mais adquiridos pela Universidade: mobiliário em geral, equipamentos de processamento de dados e gêneros alimentícios. Por fim, o presente estudo encaminha sugestões de melhorias no processo de inclusão de critérios de sustentabilidade nas licitações desta instituição, com objetivo de dar subsídios ao Departamento de Compras (DCOM) para que este dê continuidade à implantação das licitações sustentáveis na UFSC.

Compras Sustentáveis na UFSC – Uma análise crítica (2012)

Mariana Silva Becker

Orientador: Prof. Dr. Fernando Soares Pinto Sant’Anna

Resumo: Compras públicas sustentáveis buscam integrar critérios ambientais, sociais e econômicos a todos os estágios do processo de aquisição. Constitui assim uma ferramenta importante na promoção do desenvolvimento sustentável. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como órgão público, deve seguir a política do governo brasileiro e incluir critérios de sustentabilidade em suas ações. Este trabalho apresenta um estudo sobre as Compras Públicas Sustentáveis na Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou-se um levantamento histórico das ações já realizadas na universidade referentes ao tema. Em seguida analisou-se o índice de sustentabilidade dos editais de licitação da universidade em três categorias: mobiliário em geral, equipamentos de processamento de dados e gêneros alimentícios. Embora o índice de sustentabilidade de algumas categorias tenha crescido nos últimos anos, todos os índices ainda podem ser considerados baixos, por este motivo, foram sugeridas ações para a eficientização das compras públicas sustentáveis na UFSC e a aplicação de uma lista de verificação de critérios legais para os editais de licitação.