Projeto de Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC na IV SAESA

07/04/2014 09:16

Aconteceu, na semana do dia 31 de março a 4 de abril, a IV SAESA – Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental, nas dependências da Universidade. O evento, cujo tema foi “Moldando meios, reestruturando setores”, abordou a questão das mudanças ambientais – como a comunidade, as empresas e os engenheiros sanitaristas e ambientais estão adequando suas atitudes às necessidades dos consumidores, às mudanças na legislação e ao compromisso de respeitar a natureza para que se possa usufruir de seus benefícios sem prejudicar o ambiente.

Bolsistas do Projeto em apresentação na IV SAESA

Com o objetivo de  promover a reflexão sobre o papel do engenheiro sanitarista e ambiental na sociedade, buscando entender como este afeta setores industriais, econômicos e sociais; as palestras, minicursos e mesas redondas, que constituíram a programação do evento, visaram aproximar os estudantes dos métodos tecnológicos e sociais utilizados atualmente na promoção do desenvolvimento social e econômico, levando em conta a necessidade da conservação de uma natureza equilibrada para as mais diferentes formas de vida. Ainda, ressalta-se a contribuição da SAESA na formação complementar e multidisciplinar dos estudantes ao despertar seu interesse para participar de atividades extracurriculares.

Considerando que a proposta do evento vai totalmente ao encontro do que preconizam as compras sustentáveis, foi uma excelente oportunidade para apresentar o Projeto de Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC à comunidade acadêmica, como ferramenta para alcançar, efetivamente, um padrão de produção e consumo mais sustentável.

Como um assunto recente e um iniciativa pouco divulgada no país como um todo, o projeto apresentado pelos bolsistas Natália Demartino, Thauana Mendes e Willian Martins despertou a curiosidade dos presentes e incitou-os a conhecer melhor o trabalho desenvolvido; atingindo, com êxito, o objetivo proposto.