Seja você também um apoiador das Compras Sustentáveis na UFSC

16/09/2014 15:25

A Universidade Federal de Santa Catarina está exigindo critérios de sustentabilidade socioambiental em suas aquisições realizadas pelo Departamento de Compras, bem como nas compras realizadas de forma descentralizada pelas Unidades desta Universidade. A inclusão de critérios de sustentabilidade em compras e contratações nos órgão federais é uma demanda da Instrução Normativa n° 01 de 2010, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG.

Para consolidar esta ação, faz-se necessário o apoio dos Departamentos e Unidades de nossa Instituição. Dessa forma, solicita-se que, as especificações dos itens a serem comprados busquem incluir critérios de sustentabilidade, observando os seguintes fatores:

• O produto é mesmo necessário? Evite adquirir material supérfluo que logo será lixo;
• Circunstâncias sob as quais o produto foi elaborado, considerando os materiais de produção, as condições de transporte, entre outros;
• O ciclo de vida do produto, ou seja, como ele se comportará durante sua vida útil e como será sua disposição final.

A sua participação é essencial para a consolidação desta cultura. Informações sobre a iniciativa de Compras Sustentáveis na UFSC podem ser obtidas no nosso site. Compre esta ideia!